22 de set de 2016

RN pode não ter representante no festival Norte Nordeste Mirim/Petis de natação 2016, em João Pessoa/PB.

O Rio Grande do Norte corre sério de não ter representantes no Festival Norte Nordeste de natação Troféu Kako Cacaminha na cidade de João Pessoa/PB. Competição regional de clubes de natação na categoria Mirim/Petiz (garotos e garotas de 9 a 12 anos). Tudo isso porque a Codesp e a Federação de natação não conseguem entrar num acordo, e definir a data da modalidade Jerns 2016. A principio estava marcado para o dia 17 de Outubro, “segundo eles” (Codesp) por causa das provas do IFRN que será dia 16 de outubro. É bom frisar que alguns integrantes da Federação estão inscritos para participar de um curso na Bahia entre os dias 21, 22 e 23 de Outubro. Neste caso acontecendo praticamente na nesta desta.Uma boa solução para resolver esse mal-entendido ou confronto seria que as datas do Jerns em relação ao Regional não fossem as mesmas, tendo em vista que ambas as competições são importantes.
A federação prós a realizar o evento entre os dias 14 e 15 de Outubro, antes da abertura do Jerns... E a Coordenação da Codesp teve a cara de pau de não autorizar. No site da Codesp está divulgado que a data da Natação do Jerns será realizada nos dias 28 e 29 de Outubro. Neste caso tirando qualquer possibilidade do único representante no regional de Natação do RN (Expansivo) que iriam competir na categoria Mirim/Petiz, com jovens promessas (garotos e garotas de 9 a 12 anos). 
O professor João Carlos da Silva do Expansivo Colégio e Curso de Natal, falou em relação ao assunto ao nosso site. “Como professor vejo que a oportunidade de participar do regional de natação vai trazer frutos para cada vez, mais crescer a natação do nosso estado, pois são esses meninos e meninas que são o futuro na natação do RN, e tirar deles a possibilidade de participarem dessa competição, é tirar a possibilidade de crescimento da natação”, concluiu.
Depoimento Keyte mãe de um dos alunos que treina na instituição.
"É importante a ida de mais atletas para competições regionais e nacionais pq a visibilidade do atleta, do Estado, da equipe fica em alta... Até pra federação, visto que o atleta que participa das competições promovidas por ela tem um peso grande....
A coincidência nas datas do Jern's e o Kako Caminha faz com que os pais e os atletas fiquem desmotivados, pois precisa ser feita uma opção: ficar no Estado e representar a escola afim de trazer medalhas e reconhecimento (bolsa, desconto, mudança de escola, etc) ou ir para fora do Estado e conseguir tudo isso e levando junto o nome da equipe, treinador e RN. Na verdade, acredito que haja um jogo de empurra entre a Codesp e a FAN, nenhuma quer ceder uma data que se adeque aos atletas... O nosso pedido é que as provas aconteçam em dias da semana ou no final de semana 22- 23/10, sem comprometer o evento em si.. Algumas escolas também já desistiram do Norte-Nordeste em função das datas, mas caso haja mudança, várias equipes viajarão", finalizou. 
Aldeir Torres
Aldeir Torres

Obrigado por visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário