9 de ago de 2014

Aldeir Torres - Noite cultural do X Congic

 movimenta a praça de eventos de Pau dos Ferros



A noite desta sexta-feira (8) da Praça de Eventos Nossa Senhora da Concieção, na cidade de Pau dos Ferros, foi animada, principalmente, por alunos do IFRN. Os estudantes apresentaram seus talentos artísticos na Noite Cultural do X Congresso de Iniciação Científica do Instituto (Congic), sediado este ano no Campus Pau dos Ferros. A noite, parte da programação do segundo dia do Congic, contou com as apresentações culturais e, também, com importantes lançamentos institucionais. A primeira apresentação foi da Filarmônica Jovem de Pau dos Ferros, que, naquele momento, apresentou ao público doze (12) novos integrantes. Em seguida, o professor Augusto Ribeiro Dantas, do IFRN, apresentou ao público a parceria do Instituto com o 5º Festival Internacional de Baía Formosa (FINC), que neste ano realiza concurso de curta metragens de um minuto. O vencedor ganhará viagem de dez dias a Polônia. O concurso é aberto a todo o público. "Os alunos do IFRN que desejarem participar, poderão procurar as coordenações de Pesquisa dos seus campi a fim de obter mais informações", explicou o professor. Após o anúncio do festival, foi a vez de se apresentar a quadrilha "Tradição Junina", de Pau dos Ferros. Logo depois, a professora Vanessa Desidério, do IFRN, anunciou o lançamento da Incubadora de Tecnologia e Inovação em Processamento e Alimentos e Serviços (Itipas), vinculada ao Campus Pau dos Ferros. O objetivo da Incubadora é dar suporte a novas empresas a fim de acompanhar e facilitar o desenvolcvimento. Para mais informações, a população deverá procurar a Coordenação de Pesquisa do Campus Pau dos Ferros, que poderá orientar sobre quaisquer dúvidas.


A atração seguinte foi a Banda do Campus Pau dos Ferros (Foto), formada por alunos do Campus e com a coordenação da professora de Música Mayra Batista. Com a execução de cerca de dez músicas do repertório pop nacional e internacional, além de versões da MPB, a banda mostrou ao público o resultado de um trabalho feito desde 2013, quando começou a se reunir para desenvolver as aptidões musicais dos integrantes. "No IFRN, temos muitos talentos. Amanhã poderá ser um de vocês aqui neste palco", declarou a professora Mayra ao público presente. A noite contou ainda com o lançamento da revista científica Dialektiké, voltada à Filosofia e idealizada por professores do IFRN. A revista foi apresentada pelo professor Jorge dos Santos Lima, um dos seus editores. Ela receberá artigos, ensaios, traduções e resenhas nos idiomas Português, Inglês e Espanhol e está disponível exclusivamente por meio eletrônico. Foi lançada ainda a quarta edição de 2014 da Revista Holos, voltada à divulgação científica de diversas áreas. A apresentação ficou por conta do pró-reitor de Pesquisa e Inovação do Instituto, professor José Yvan Pereira Leite. Nesta edição, a Holos traz 44 artigos sobre a área de tecnologia mineral. A revista também está disponível no site do IFRN. Para encerrar a noite, houve o pronunciamento do pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional do IFRN, Wyllys Abel Farkatt Tabosa, seguido pela apresentação de um sarau poético organizado pelo Grêmio Estudantil Joaquim Correia, do Campus Pau dos Ferros, sob coordenação do presidente do Grêmio, o aluno Hércules Freitas. O X Congic será encerrado logo mais, às 11h30, no auditório do Campus Pau dos Ferros. Serão entregues os prêmios da Mostra Tecnológica 2014 e anunciadas as proposições de candidatura para sede do XI Congic, que deverá acontecer em 2015. Acesse mais informações no hotsite do evento. 

Fonte - IFRN



Confira as imagens da noite cultural


 
 

Organizadores do evento
 Viviane Ferreira, Marcílio Carvalho do IFRN campus Pau dos Ferros e Eliza Nobre, Rafael Hernandez e José Yvan da Pro-Reitoria IFRN/Natal. Imagens - Wanderson Oliver
Aldeir Torres
Aldeir Torres

Obrigado por visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário