23 de set de 2013

Aldeir Tôrres - Samu 192/RN

 Capacita profissionais de Currais Novos para melhorar atendimento de urgência no Seridó
Dando continuidade ao processo de ampliação dos Serviços de Urgência e Emergência oferecidos pelo Samu 192/RN, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), através do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do órgão, esteve sábado (21), no município de Currais Novos, promovendo cursos de capacitação para médicos e enfermeiros.

Segundo a coordenadora geral do Samu/192 Rio Grande do Norte, Cecília Picinin, os cursos oferecidos pelo órgão seguem o protocolo internacional de assistência as urgências e emergências e confere aos participantes sua atualização na área. “As capacitações desenvolvidas pelo NEP são contínuas e de fundamental importância para melhorar a qualidade do atendimento na Rede de Atenção às Urgências e Emergências do Rio Grande do Norte”, destacou a coordenadora.

Com a recente implantação da base descentralizada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência do Rio Grande do Norte (SAMU), no município de Currais Novos, no último dia 21 de agosto, todo o atendimento às vítimas de acidentes da região passou a ser regulado pela Central do SAMU 192/RN. Além da população da cidade, os moradores de municípios vizinhos também estão sendo beneficiados com o serviço que atende as ocorrências, inclusive, em estradas federais (BR’s) e estaduais (RN’s).

“Com a implantação das novas bases na Região Seridó, o Samu 192/RN fecha a expansão nos municípios a partir de 21 mil habitantes. A expectativa é de que até o final deste ano, o órgão realize a expansão para os municípios a partir de 10 mil habitantes”, explicou a Coordenadora Geral do SAMU/RN, Cecília Picinin.

Com a inauguração das Bases descentralizadas do Samu 192/RN em Caicó, Parelhas e Santa Cruz, previstas para o mês de outubro, o Samu 192/RN passará a cobrir 72% da população do RN.
Segundo o Secretário de Estado da Saúde Pública, Luiz Roberto Leite Fonseca, o Governo do RN dará inicio, ainda este ano, à segunda fase da expansão do Samu 192/RN, chegando de forma gradativa aos municípios com população entre 10 e 20 mil habitantes. “É importante ressaltar que, no início da gestão, apenas 43% da população do estado recebia a cobertura do Samu 192/RN. Estamos nos empenhando para que, em 2014, essa cobertura alcance 85% da população, o que tornará os serviços do Samu 192/RN superior a estados do Centro Sul do país”, destacou.

A base em Currais Novos foi construída com a adaptação de um prédio anexo da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos de Currais Novos, situado na Rua Antônio Eduardo Bezerra, nº 166, Centro, onde uma Unidade de Suporte  Básico (USB) e  uma Unidade de Suporte Avançado (USA) estão de plantão realizando os atendimentos.
Aldeir Torres
Aldeir Torres

Obrigado por visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário