21 de set de 2013

Aldeir Tôrres - Ministro

Garibaldi inaugura Agência da Previdência no Amazonas

Mais de 50 mil pessoas poderão usufruir dos serviços oferecidos pela Agência da Previdência Social (APS) inaugurada ontem pelo ministro Garibaldi Alves Filho em Boca do Acre, no Amazonas. Além dos habitantes da própria localidade, também se beneficiarão os moradores do município de Pauini. A região se localiza a cerca de 1.000 quilômetros de Manaus (AM). O governador amazonense, Omar Aziz, e o senador Eduardo Braga participaram da inauguração.

Antes da entrega da APS Boca do Acre, para ter acesso aos serviços previdenciários a população tinha que aguardar a visita do PREVBarco e das embarcações do Pronto Atendimento Itinerante (PAI) – parceria do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e do Governo do Estado do Amazonas. Enquanto os PREVBarcos atendem apenas a sede dos municípios, os barcos do PAI visitam diretamente as maiores comunidades de cada cidade.

No período de fevereiro a abril desse ano, Boca do Acre e Pauini receberam a última visita do PREVBarco. Em virtude de os rios substituírem a função das estradas como via para a locomoção das pessoas em grande parte da Região Norte, a Previdência criou, em 1997, o serviço que hoje é conhecido como PREVBarco. Hoje o INSS aluga quatro PREVBarcos e conta com outras três embarcações do PAI e cinco da Marinha para levar seus serviços à população.

“Cada um desses barcos está equipado com um aparato tecnológico que permite realizar os mesmos serviços oferecidos nas agências fixas da Previdência Social. Sem esse atendimento, as populações ribeirinhas é que teriam que navegar vários dias em busca do atendimento previdenciário. No caso de Boca do Acre, por exemplo, a agência mais próxima do município fica na cidade de Lábrea, a 326 quilômetros de distância”, comentou o ministro Garibaldi Alves Filho. (Roberto Homem).
Aldeir Torres
Aldeir Torres

Obrigado por visita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário